Programa Saúde na Escola apresenta avaliações nutricionais aos pais

Neste mês de junho, o Programa Saúde na Escola, desenvolvido em Córrego Fundo através de uma parceria entre a Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação, está concluindo mais uma etapa. Após a avaliação nutricional dos alunos de toda a rede pública municipal e estadual, passou-se à entrega dos resultados para os pais das crianças e jovens.

O procedimento desta etapa abrange uma reunião com os pais de alunos para indicar o estado nutricional dos filhos; orientação sobre riscos de doenças e alimentos que devem ser evitados e/ou incentivados; bem como o encaminhamento para o serviço de saúde da criança ou jovem que está com baixo peso, sobrepeso ou obesidade, para acompanhamento adequado. Estão sendo concluídas as reuniões com os pais dos alunos das escolas: Centro Municipal de Educação Infantil “Sol Nascente”, Escola Municipal “Rafael José Alves”, Escola Municipal “Tereza Maria de Faria Vaz”; Escola Estadual “Padre José Sangali”.

A pesagem dos alunos ocorreu no mês de abril deste ano e é realizada anualmente. A nutricionista da Secretaria de Educação, Andrea Cristina Costa, ressaltou que durante o ano são realizadas palestras com os estudantes, orientando sobre os alimentos que trazem risco à saúde e ao desenvolvimento. Além disso, periodicamente os pais recebem cartas e orientações sobre alimentação saudável e o cardápio da merenda escolar é criteriosamente elaborado, de acordo com as características nutricionais do alimento, de forma atrativa e balanceada, para atrair o interesse dos alunos. “O cardápio é bastante diversificado. Buscamos trazer alimentos que atendam a necessidade nutricional das crianças e jovens, mas também que sejam gostosos e atraentes”, comentou.

Um destaque para a merenda escolar da rede municipal de Córrego Fundo é que grande parte dos alimentos preparados são adquiridos de agricultores familiares do município e da região. A opção por alimentos regionais tem como objetivo incentivar os produtores rurais da região e garantir uma merenda escolar diversificada e saudável. Considerando esta proposta de incentivar a expansão da agricultura familiar, são adquiridos dos pequenos agricultores, itens como: polpa de frutas, café, fubá, farinha de milho e de mandioca, verduras, legumes, queijo, muçarela de búfala, rapadura, doces, pães e diversos outros produtos.

Confira o resultado da avaliação nutricional por escola:

Escola Municipal Rafael José Alves
Alunos avaliados: 212 Alunos de 214 Alunos = 99,06%
Baixo Peso: 62 Alunos = 29,24%
Sobrepeso: 29 Alunos = 13,67%
Obesidade: 18 Alunos = 8,49%
Peso normal: 103 Alunos = 48,58%

Escola Municipal Tereza Maria de Faria Vaz
Alunos avaliados: 298 Alunos de 313 Alunos = 95,20%
Baixo Peso: 21 Alunos = 7,04%
Sobrepeso: 49 Alunos = 16,44%
Obesidade: 34 Alunos = 11,40%
Peso normal: 194 Alunos = 65,10%

CEMEI – Centro Municipal de Educação Infantil “Sol Nascente”
Alunos avaliados: 125 Alunos de 143 Alunos = 87,41%
Baixo Peso: 5 Alunos = 4%
Sobrepeso: 16 Alunos =12,80%
Obesidade: 1 Aluno = 0,80%
Peso normal: 103 Alunos = 82,40%

Escola Estadual Padre José Sangali
Alunos avaliados: 314 Alunos de 390 Alunos = 80,51%
Baixo Peso: 4 Alunos =1,27%
Sobrepeso: 45 Alunos =14,33%
Obesidade: 24 Alunos = 7,64%
Peso normal: 241 Alunos = 76,75%