Prefeitura de Córrego Fundo promoverá mutirão de combate a Dengue

 

Nos dias 06 e 07 de julho (próxima segunda e terça-feira), a Prefeitura de Córrego Fundo, através das Secretarias de Saúde e de Obras promoverá um mutirão de combate a Dengue. A ação recolherá pneus e objetos que acumulam foco do mosquito transmissor da doença.

O objetivo da mobilização será reduzir os focos do mosquito Aedes Aegypti. SERÃO RECOLHIDOS PNEUS E RECIPIENTES QUE POSSAM ACUMULAR ÁGUA. A ação faz parte do plano municipal de contingência para enfrentamento da doença na cidade.

De acordo com secretário de Saúde, Diequison da Cunha, é importante destacar que essa medida ajuda muito com a diminuição do risco de transmissão da doença. Segundo explicou, serão recolhidos apenas pneus e vasilhames que possam acumular água.

Para Diequison, grande parte dos focos da Dengue está nas residências, nos quintais, em objetos desprotegidos, portanto, é grande a necessidade de contar com o apoio de todos.

Outras medidas

O secretário de Saúde apontou que este é o segundo mutirão de limpeza para combate a Dengue realizado em 2015, sendo que o outro foi realizado em janeiro de 2015. Além desta medida, em junho deste ano, foi iniciado o serviço de Bloqueio de transmissão (FUMACÊ) pelas ruas da cidade.

Desde o ano passado, a Rua do Chiba e Vargem Grande foram destacadas como ponto estratégico para combate ao foco da doença, contando com um agente de endemias exclusivo para a localidade.

Durante os últimos anos, foram feitas palestras periodicamente sobre o tema nas unidades de saúde e nas escolas, bem como, alertas à população através dos veículos de imprensa.

O que é a Dengue

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus e é transmitida através do mosquito Aedes Aegypti, também infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.

O vírus pode se apresentar de quatro formas diferentes, que vai desde a forma inaparente, em que apesar da pessoa está com a doença não há sintomas, até quadros de hemorragia, que podem levar o doente ao choque e ao óbito.

Sintomas da Dengue

Há suspeita de dengue em casos de doença febril aguda com duração de até 7 dias e que se apresente acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares, dores nas juntas, prostração e vermelhidão no corpo.

Prevenção e combate
A ação mais simples para prevenção da dengue é evitar o nascimento do mosquito. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução. A regra básica é não deixar a água, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente.

A dica é manter recipientes, como caixas d’água, barris, tambores tanques e cisternas, devidamente fechados. E não deixar água parada em locais como: vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores, além de outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenada.

Confira os horários que serão recolhidos os recipientes.

 

DIA   LOCAL
06/07 – Córrego Fundo de Cima
– Rua do Chiba
– Vargem Grande
07/07 – Trevo
– Córrego Fundo de Baixo
– Sobradinho 
– Falhas