Dia D da Vacinação contra a Influenza será neste sábado

As pessoas público alvo da campanha devem procurar as unidades de saúde portando o cartão de vacinação

Neste sábado, dia 9 de maio será o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza. A campanha teve início no dia 6 de maio em Córrego Fundo. Oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina é gratuita para o público-alvo da campanha, até a data marcada para o encerramento.

No dia 9, Dia D da campanha, as unidades de saúde do município funcionarão das 8 às 17 horas, para aplicar a vacina. Nos demais dias, até 22 de maio, as vacinas poderão ser aplicadas das 8 às 15h30.

Em Córrego Fundo, os cidadãos que se enquadram no público-alvo da campanha deverão procurar os postos de saúde, portando seus respectivos cartões de vacina para serem imunizados contra a doença. Em Córrego Fundo de Baixo, na Unidade de Saúde Cristino Antônio de Faria e, em Córrego Fundo de Cima, na Unidade de Saúde Padre Dionísio.

Quem deve ser vacinado

Deverão ser imunizados contra a doença, idosos, com idade a partir de 60 anos; crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos; trabalhadores da área da saúde; gestantes e parturientes de até 45 dias após o parto; e pessoas portadoras de doenças crônicas, como diabetes, doenças hepáticas, neurológicas, respiratórias, cardíacas, renais, portadores de imunossupressão, obesos (grau III) e transplantados, com prescrição médica.

Prevenção

O principal cuidado para prevenção da Gripe, além da vacinação do público-alvo da campanha, é a higiene das mãos, que devem ser lavadas e, sempre que possível, esterilizadas através do uso do álcool. Além disso, é importante cobrir o rosto quando tossir ou espirrar, para não contribuir com a propagação do vírus.