Unidades Promotoras de Saúde comemoram Dia Mundial da Saúde em Córrego Fundo

Dia 7 de abril é celebrado o Dia Mundial da Saúde. Em razão da data, as Unidades Promotoras de Saúde de Córrego Fundo realizaram palestras para os grupos de convivência do município. No dia 7 de abril, as palestras foram junto ao o grupo Viva Mulher. Já no dia 8, a atividade foi conjunta ao grupo da Melhor Idade “Estrela do Amanhã”.

Na ocasião, participaram a nutricionista Fernanda Mendonça de Almeida, que falou sobre alimentação saudável e sobre os perigos da utilização de produtos diet e light sem o conhecimento adequado; e também a enfermeira Aline Cristina Miranda de Araújo, que é coordenadora de Atenção Primaria de Córrego Fundo, que tratou da importância da atividade física e da orientação profissional para sua prática correta.

A proposta de Unidades Promotoras de Saúde partiu da Secretaria Estadual de Saúde, com a finalidade de apoiar as instituições de saúde, para que sejam implantadas rotinas de ações em saúde para suas próprias equipes de servidores. A proposta conta com ações de controle do tabagismo, álcool e outras drogas, além do incentivo e orientação para alimentação saudável e atividades físicas.

Segundo Aline Cristina Miranda de Araújo, a ação incentiva a qualidade de vida das equipes de saúde. “Entendemos que seja uma ação que ocorra de dentro para fora, de dentro das unidades de saúde para a população em geral. Por isso, associamos a ação, direcionada para as unidades promotoras de saúde, e incluímos também os grupos de convivência da cidade. Abrangendo o trabalho, o ganho para a comunidade tende a ser maior, em saúde e qualidade de vida”.

Esta é a segunda oficina das Unidades Promotoras de Saúde. A primeira ocorreu no fim do ano de 2014.