Escola Municipal Rafael José Alves comemora Semana da Biblioteca e da Poesia

 

Entre os dias 9 e 13 de março, foi realizada a Semana da Biblioteca e da Poesia na Escola Municipal Rafael José Alves, em Córrego Fundo. O evento contou com recitais, apresentações artísticas e exposição de livros e envolveu estudantes de todas as classes e dos turnos matutino e vespertino.

O projeto desenvolvido em uma parceria entre a Biblioteca “Egrivane Rodrigues de Oliveira”, da Escola Rafael José Alves, com a equipe pedagógica do estabelecimento de ensino. O evento teve como objetivo comemorar o Dia da Biblioteca, celebrado em 12 de março, e também o Dia da Poesia, comemorado no dia 14, através de atividades de incentivo a leitura e atividades lúdicas.

No dia 9, o evento foi aberto com um Teatro de Fantoches. Houve declamação de poemas e volta da atividade pedagógica da Sacolinha Literária. Nos dias 10 e 11 (terça e quarta-feira), foram realizadas exposições dos novos títulos da biblioteca. A exposição foi destinada a professores e alunos.

Na quinta-feira (dia 12), foram promovidos recitais e apresentações artísticas, além de apresentação musical. No dia 13, sexta-feira, o evento foi encerrado também com recitais.

O projeto da Semana da Biblioteca e Poesia traz como motivação o resgate ao valor da leitura, como forma de melhorar o vocabulário dos alunos, a compreensão e interpretação de textos, e facilitar a fixação de normas ortográficas. Em sua justificativa, a equipe da escola acrescenta “Pensamos ser dever de nossa instituição de ensino, juntamente com professores e equipe pedagógica propiciar aos nossos alunos, momentos que possam despertar o gosto pela leitura, o amor ao livro, e a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler. O aluno deve perceber que a leitura é o instrumento chave para alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realização”.