Dia da Mulher é marcado por palestras, comemorações e passeata em Córrego Fundo

Córrego Fundo celebrou o Dia Internacional da Mulher com uma semana de atividades, entre os dias 9 e 13 de março. Através do grupo Viva Mulher, vinculado à Secretaria de Políticas Sociais de Córrego Fundo, foram realizadas uma passeata em defesa dos direitos das mulheres, palestras e atividades especiais com o grupo.

No dia 9, as participantes do grupo assistiram a apresentações de dança dos grupos de convivência do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) e também a uma palestra sobre os direitos das mulheres, com a secretária executiva do Conselho Municipal de Assistência Social de Córrego Fundo, Poliana Roberta Silva.

No dia 10, a chefe do departamento de Meio Ambiente da Prefeitura, a engenheira ambiental e sanitária, Liliane Cristina Arantes, falou às mulheres sobre a água, sobre os cuidados com a contaminação da água, e principalmente sobre formas de evitar o desperdício. A palestra também foi uma das primeiras atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março.

Em seguida, o grupo de mulheres, motivadas pelo tema tratado na palestra, realizaram uma passeata pelas ruas de Córrego Fundo, fazendo uma conscientização sobre os cuidados com a água. Na ocasião, exibiam uma faixa com os seguintes dizeres “Só percebemos o valor da água quando a fonte seca”. A passeata encerrou na prefeitura, com a presença do prefeito José Leão, que parabenizou a iniciativa.

Já no dia 11, foi realizada uma Tarde de Beleza, com a presença de Maria do Carmo, representante de marca de produtos cosméticos.

Os dias 12 e 13 foram destinados a palestras sobre a Saúde da Mulher. No primeiro dia, o assunto foi abordado pela educadora física Érica Souza; e no dia 13, pela enfermeira Priscila Nazaré de Faria, da Unidade de Atenção Primária em Saúde “Padre Dionísio”.

Ainda na sexta-feira, dia 13, a facilitadora de aulas de dança do CRAS, Camila Couto, promoveu uma aula de zumba para as mulheres.
De acordo a orientadora social do CRAS, Renata da Costa, foi uma semana muito animada e contou com a participação ativa das mulheres. “Foram dias muito especiais em que tivemos um retorno bastante positivo”.

Nesta semana, também foi realizada uma homenagem para Maria de Lourdes Alves, uma das fundadoras do grupo Viva Mulher no município.

VIVA MULHER

O grupo Viva Mulher é um dos projetos Sociais desenvolvidos pelo CRAS, vinculado à Secretaria Municipal de Políticas Sociais da Prefeitura de Córrego Fundo. Atualmente, o grupo conta com 85 mulheres inscritas, que participam de encontros semanais.

O Grupo Viva Mulher tem o intuito de reunir e unir as mulheres corregofundenses bem como promover ações educativas e sociais entre as participantes.