Carnaval é tema de projetos pedagógicos na Escola Municipal Tereza Maria de Faria Vaz

Alunos da Escola Municipal Tereza Maria de Faria Vaz, desde a Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental, desenvolveram atividades educacionais relacionadas ao Carnaval, neste ano. Dentre os principais objetivos estavam o desenvolvimento da criatividade e da manifestação cultural brasileira.

As atividades foram desenvolvidas com os alunos durante a semana que antecedeu o Carnaval, entre os dias 9 e 13 de fevereiro. Entre elas foram feitos trabalhos pedagógicos de pesquisa; de desenvolvimento da leitura, interpretação e produção cultural dos estudantes, como paródias das marchinhas carnavalescas; criação artística para ornamentação da escola; além da conscientização sobre uso de bebidas e drogas; encerrando com o Carnaval na escola; com marchinhas, confete e serpentina, proporcionando a interação social das crianças.

Segundo dados das coordenadoras pedagógicas da escola, Adaiana Cristina Campos e Ana Célia Gianasi Silva, ações como esta objetivam oferecer atividades variadas, criativas, enriquecendo a prática escolar, como a produção de trabalhos de artes, pintura, desenho, recorte, colagem de máscaras e fantasias; desenvolver o gosto pela leitura; trabalhar o raciocínio e a memória; desenvolver a criatividade e a criticidade; desenvolver a linguagem oral e escrita; desenvolver o gosto por músicas e poemas; proporcionar a liberdade de auto expressão; estimular o ritmo; dentre muitos outros.

Segundo a diretora da Escola, Eva Cândida Gonçalves, as festividades realizadas na sexta-feira (13/02), véspera do Carnaval foram um sucesso. “O que pudemos perceber foi muita alegria na manifestação das crianças, muito envolvimento na preparação da festa e uma interação saudável e positiva entre todos”, comentou.