Unidades Básicas de Saúde de Córrego Fundo estão acima da media nacional segundo o PMAQ

Em 2014 as Unidades de Saúde do município foram avaliadas pelo PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica) e obtiveram resultados acima da media do país tanto na atenção básica, quanto no quesito saúde bucal. Para isso, os profissionais que fazem parte de uma equipe de saúde (médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem, agentes de saúde) são acompanhados e avaliados pelo governo federal.

Foram analisados, também, a infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde, os equipamentos, a disponibilização de medicamentos e a satisfação do cidadão. Assim as equipes que oferecem melhorias na qualidade do atendimento recebem mais recursos do governo federal. Ou seja, quanto melhor for o desempenho, mais incentivos financeiros são repassados.

PMAQ

O PMAQ – AB tem como objetivo incentivar os gestores a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) por meio das equipes de Atenção Básica à Saúde. A meta é garantir um padrão de qualidade por meio de um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde. O programa eleva os recursos do incentivo federal para os municípios participantes, que atingirem melhora no padrão de qualidade no atendimento.