Rede socioassistencial promove reunião com Agentes de Saúde

Nos dias 18 e 19 de fevereiro, foram realizadas reuniões entre membros da equipe de Assistência Social e da Saúde, que são parte da rede socioassistencial de Córrego Fundo, junto às Agentes Comunitárias de saúde da cidade. O objetivo foi intensificar a parceria com as Agentes e tratar de casos de vulnerabilidade social do município.

A rede socioassistencial de Córrego Fundo é formada pela equipe de referência da assistência social, que é responsável pela proteção social básica da cidade, composta pelos técnicos Juarez Geraldo da Cunha (psicólogo) e Alexsandra Aparecida Alves da Silva (assistente social); além da coordenadora do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) Amanda Cristina Arantes e da Secretária de Políticas Sociais, Marli Rosário Silva; além de equipes da Educação e da Saúde, e demais órgãos do município que sejam voltados para programas de assistência.

A parceria com a Secretaria de Saúde, através das Agentes de Saúde, ocorre porque o trabalho das agentes, em visitar mensalmente a casa dos moradores do município, permite que possam acompanhar de perto as necessidades e aspectos de vulnerabilidade social, contribuindo para o trabalho de assistência social realizado na cidade.

No dia 18 de fevereiro, a reunião ocorreu com as agentes de saúde da UAPS (Unidade de Atenção Primária em Saúde) “Padre Dionísio”, e, no dia 19, com as agentes da UAPS “Cristino Antônio de Faria”.

De acordo com a coordenadora do CRAS, a reunião foi muito produtiva. “Tratamos de casos de vulnerabilidade social do município e reforçamos a importância da parceria entre as agentes e os serviços de assistência social. A contribuição das agentes significa muito porque alcança o dia a dia dos cidadãos e contribui com o acionamento dos serviços assistenciais. Nossa comunicação é muito necessária para amenizar as multifaces da questão social em Córrego Fundo”.