Realizado em Córrego Fundo mutirão de combate a Dengue

Nos dias 08 e 09 de janeiro, a Prefeitura de Córrego Fundo, através das Secretarias de Saúde e de Obras, Meio Ambiente, Serviço e Regulação Urbana, promoveu um mutirão de combate a Dengue. A ação foi realizada com a coleta de pneus nas residências da cidade. Foram recolhidos materiais em toda cidade e também nas zonas rurais. Foram recolhidos cerca de 7 caminhões com o material coletado.

O objetivo da mobilização foi reduzir os focos do mosquito transmissor da dengue, com o recolhimento de pneus que podem acumular uma grande quantidade de água. A ação faz parte do plano municipal de contingência para enfrentamento da doença na cidade.

De acordo com a Coordenadora de Atenção Primária de Saúde do município, a enfermeira Aline Cristina Miranda Araújo, é importante destacar que essa medida ajuda muito com a diminuição do foco do mosquito transmissor da doença.

Prevenção e combate


A ação mais simples para prevenção da dengue é evitar o nascimento do mosquito. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução. A regra básica é não deixar a água, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente.

A dica é manter recipientes, como caixas d’água, barris, tambores, tanques e cisternas, devidamente fechados. E não deixar água parada em locais como: vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores, além de outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenada.