Conselheira tutelar eleita pela comunidade toma posse em Córrego Fundo

Na sexta-feira, dia 13 de fevereiro, Ana Lúcia de Oliveira tomou posse como Conselheira Tutelar de Córrego Fundo. A cerimônia de posse foi realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes na sede do Conselho Tutelar.

A solenidade foi conduzida pela presidente do Conselho dos Direitos das Crianças e Adolescentes, Maria Cristina Silva Rodrigues, com a participação do prefeito José Leão e da secretária de Políticas Sociais, Marli Rosário Silva.

Juntamente a Ana Lúcia, tomaram posse as suplentes Josiane Soares Borges e Renata Aparecida Neto, prestando um juramento de compromisso com a função assumida.
Atualmente, também são conselheiras tutelares Cléia Maria Arantes, Jucélia Tomázia de Oliveira, Roberta Aparecida Costa, e Vivian e Silva.

A eleição

No dia 8 de fevereiro, foi realizada a eleição para uma vaga de Conselheiro Tutelar de Córrego Fundo. A votação foi aberta a toda população corregofundense das 8 às 17 horas, na Escola Municipal Rafael José Alves e na Escola Estadual Padre José Sangali, e contou com a participação de 750 votantes.

Ana Lúcia de Oliveira, eleita com maior número de votos, irá preencher a vaga de Conselheira Tutelar até janeiro de 2016. No mês de abril deste ano, será iniciado um novo processo de eleição para o Conselho Tutelar. A eleição está prevista para ocorrer em outubro, e deverá selecionar cinco Conselheiros Tutelares para o mandato de 2016 a 2019.

Conselho Tutelar

O Conselho Tutelar é composto por membros eleitos pela comunidade, que tem a função de zelar pelo atendimento da criança e adolescente com direitos ameaçados ou violados, cumprindo as atribuições previstas na legislação. Devido ao seu trabalho de fiscalização a todos os entes de proteção (Estado, comunidade e família), o Conselho goza de autonomia funcional, não tendo nenhuma relação de subordinação com qualquer outro órgão do Estado.

Nova sede

Desde o mês de janeiro deste ano, o Conselho Tutelar passou a funcionar em novo endereço. A sede está localizada à Rua Joaquim Gonçalves da Fonseca, 199. O horário de funcionamento é de 8 às 18 horas e os telefones para contato são: (37) 3322-9504 e (37) 8816-9743.