Córrego Fundo entra na etapa final de adequação do Plano Decenal de Educação

No dia 25 de novembro foi realizada a última capacitação entre os servidores da Secretaria de Educação de Córrego Fundo e os representantes da Secretaria Estadual e da UNDIME (União dos Dirigentes Municipais de Educação) para adequação do Plano Decenal de Educação do município.

Durante o último encontro da capacitação, a equipe técnica de Córrego Fundo apresentou o esboço do Plano Decenal para o avaliador da Secretaria Estadual, para esclarecimento de dúvidas e sugestões para aprimoramento.

Segundo o servidor da Secretaria de Córrego Fundo que participou do evento, José Itamar da Silveira, o plano foi muito elogiado e considerando bem construído e mais adiantado entre os demais. Segundo explicou Itamar, entre as próximas etapas estão a conclusão do plano e o encaminhamento para votação na Câmara dos Vereadores. Também participou da capacitação a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação de Córrego Fundo, Keli Bernardes da Cunha. O prazo final para aprovação é 25 de junho de 2015.

O Plano Decenal Municipal de Educação é importante porque tem força de lei, estabelece as Diretrizes, Objetivos e Metas e possibilita o planejamento de políticas de médio e longo prazos, contribuindo para o enfrentamento da descontinuidade das políticas e reforça o potencial mobilizador de escolas, comunidade e diferentes setores da sociedade civil, podendo articular questões significativas do cotidiano, com a definição das metas e estratégias de políticas públicas.

Plano Decenal de Educação para Todos

O Brasil foi legalmente desafiado a planejar o seu futuro educacional para uma década a partir da promulgação da Lei nº 10.172, de 09 de janeiro de 2001.

O Plano Nacional de Educação, elaborado em consonância com a Declaração Mundial sobre Educação para Todos e com o Plano Decenal Educação para Todos, que fixou diretrizes, objetivos e metas para a educação no Brasil, para um período de dez anos (2001-2010), e, no seu art. 5º, determinou que os Estados, o Distrito Federal e os Municípios elaborassem planos decenais correspondentes, de modo a dar suporte às metas constantes do Plano Nacional de Educação.

Em Córrego Fundo

O Plano Decenal de Educação de Córrego Fundo foi desenvolvido para o período 2005 – 2015. Sua elaboração foi norteada pelas metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação. A adequação do Plano visa a atender as demandas municipais, considerando o atual contexto, metas e recursos, para garantir a qualidade no processo educacional para o próximo período de dez anos.