Ações de Saúde marcam o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS em Córrego Fundo

Dia 1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta contra a AIDS. Em Córrego Fundo, as duas Unidades de Atenção Primária em Saúde (UAPS) organizaram ações para celebrar a data com os pacientes e assistidos pelas unidades. Dentre as ações, foram promovidas palestra e blitz educativa.

A UAPS “Padre Dionísio”, anexa a Unidade de Pronto Atendimento, exibiu vídeo explicativo sobre a importância da prevenção da doença, além da distribuição de panfletos e de aproximadamente 150 preservativos.

Já a UAPS “Cristino Antônio de Faria”, em Córrego Fundo de Baixo, promoveu uma blitz educativa, com o apoio do Destacamento de Polícia Militar da cidade, com o objetivo de conscientizar os motoristas. Foram distribuídos panfletos e aproximadamente 500 preservativos durante a ação.

AIDS

A AIDS é o estágio mais avançado da doença que ataca o sistema imunológico. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é causada pelo vírus HIV. Como esse vírus ataca as células de defesa do corpo, o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças, de um simples resfriado a infecções mais graves como tuberculose ou câncer. O próprio tratamento dessas doenças fica prejudicado.

Como o HIV, vírus causador da AIDS, está presente no sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno, a doença pode ser transmitida de várias formas:

– Sexo sem camisinha.
– De mãe infectada para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação – também chamado de transmissão vertical.
– Uso da mesma seringa ou agulha contaminada por mais de uma pessoa.
– Transfusão de sangue contaminado com o HIV.
– Instrumentos que furam ou cortam, não esterilizados.

Evitar a doença não é difícil. Basta usar camisinha em todas as relações sexuais e não compartilhar seringa, agulha e outro objeto cortante com outras pessoas. O preservativo está disponível na rede pública de saúde.

FONTE: http://www.aids.gov.br