Unidades de Saúde contabilizam 135 exames em mutirão contra Câncer do Colo de Útero

No mês de outubro, as Unidades de Atenção Primária em Saúde (UAPS) do município de Córrego Fundo realizaram um mutirão de exames preventivos contra o Câncer do Colo do Útero. A ação foi parte da campanha realizada nacionalmente contra a doença e foram contabilizados 135 exames no período.

A campanha para o exame conhecido como “Papanicolau” ou apenas “preventivo” foi divulgada pela Secretaria de Saúde com a participação direta das Agentes Comunitárias de Saúde, que fizeram a maior parte dos agendamentos junto às mulheres nas visitas domiciliares.

De acordo com a enfermeira Ísis Moreira de Souza, o resultado foi além do esperado. Ela explicou também que as marcações para o exame não se restringem a este período do ano, podendo ser agendados diretamente na Unidade de Saúde ou através das agentes comunitárias. O exame é feito mediante apresentação o Cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e documento de identidade.

Câncer de Colo de Útero

Segundo informações do INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer do colo do útero é o terceiro mais incidente na população feminina brasileira, excetuando-se os casos de câncer de pele não melanoma. É uma doença de desenvolvimento lento, que pode cursar sem sintomas em fase inicial e evoluir para quadros de sangramento vaginal intermitente ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada com queixas urinárias ou intestinais nos casos mais avançados. O câncer do colo do útero é raro em mulheres até 30 anos e sua incidência aumenta progressivamente até ter seu pico na faixa de 45 a 50 anos. A mortalidade aumenta progressivamente a partir da quarta década de vida.

Os telefones de contato com as unidades de Saúde são: UAPS “Padre Dionísio” (37) 3322-9646 e UAPS “Cristino Antonio de Faria” (37) 3322-9544.

 

 

uaps pe dionisio     uaps cristino antonio de faria
A UAPS Padre Dionísio A UAPS Cristino Antonio de Faria