Unidade de Saúde promove palestra no Dia Mundial de Combate ao Diabetes

Dia 14 de novembro é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Diabetes. Em Córrego Fundo, a data foi comemorada com palestra na Unidade de Atenção Primária em Saúde (UAPS) Cristino Antonio de Faria, no dia 18, ministrada pela nutricionista Fernanda Mendonça.

A palestra foi feita na sala de espera para o atendimento médico da unidade, dando destaque para orientações sobre alimentação saudável e controle do diabetes, além do esclarecimento de dúvidas dos presentes. Foram distribuídos ainda panfletos de orientação sobre hábitos alimentares.

A enfermeira responsável pela UAPS, Telma Maria Lopes, contou que, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, em estudo realizado em 2012, 10% da população mundial tem diabetes. “Sem controle o diabetes pode levar a cegueira, doenças cardiovasculares e insuficiência renal”, ressaltou.

Para Telma, eventos como este são de grande importância, tanto para pessoas que convivem com o diabetes, quanto para pessoas que têm um estilo de vida e histórico familiar que levam à predisposição ao Diabetes Tipo II.

As atividades de saúde coletivas realizadas nas unidades de saúde seguem o calendário das datas comemorativas mundiais, nacionais e ainda ações de iniciativa do município. “É importante que a população acolha o convite das Unidades de Saúde, muitas vezes feito através da visita das Agentes Comunitárias de Saúde, para estarem atentas aos cuidados periódicos ministrados na unidade, bem como para a prevenção de inúmeras doenças”, comentou a enfermeira.