Agentes de Saúde passam por capacitação em Córrego Fundo

No dia 14 de novembro, as agentes comunitárias de saúde que atuam na Unidade de Atenção Primária em Saúde (UAPS) “Cristino Antonio de Faria” participaram de um projeto de capacitação e atualização. A atividade foi desenvolvida na sede da unidade.

As agentes de saúde Regina Guimarães, Vanice Silva, Taciana Caetano, Iria Faria e Samila Graziele, organizaram um grupo de estudos, e desenvolveram uma apresentação do conteúdo estudado junto à enfermeira responsável pela UAPS, Telma Maria Lopes, tendo como base o livro “Trabalho do Agente Comunitário de Saúde”, publicado pelo Ministério da Saúde.

Ao final da apresentação foram debatidos os seguintes temas apresentados: De onde vem o SUS (Sistema Único de Saúde); a Atenção Primaria a Saúde; a Atenção Primaria a Saúde – Saúde da Família; Agente comunitário de saúde: você é um agente de mudanças; o processo de Trabalho do ACS e o desafio de trabalhar em equipe; Planejamento de ações; Ferramentas de Trabalho.

“Foi muito produtivo, uma vez que, ao mesmo tempo em que as Agentes de Saúde revisitaram temas conhecidos e já trabalhados por elas, puderam também aprimorar, por exemplo, os conhecimentos sobre o SUS – Sistema Único de Saúde, além da confraternização e de troca de experiências muito rico entre a equipe.”, comentou a enfermeira Telma das atividades de estudo.