Unidade de Saúde realiza palestra em comemoração ao Novembro Azul

 

No dia 12 de novembro, a Unidade de Atenção Primária em Saúde (UAPS) Padre Dionísio realizou uma palestra para homens, em comemoração ao Novembro Azul.

De acordo com a enfermeira da UAPS, Ísis Moreira Souza, o dia 12 de novembro foi uma quarta-feira, dia da semana destinado à Saúde do Trabalhador. Neste dia, os atendimentos da unidade ocorrem até as 19 horas, e a marcação de consultas foi toda direcionada para homens. “Reservamos este dia para os homens para enfatizarmos os cuidados com a saúde, através de uma palestra. A prevenção do câncer de próstata ainda é um tabu entre os homens e oportunidades assim são muito importantes para a conscientização”.

O enfermeiro Douglas Luís Araújo, da Unidade de Pronto Atendimento foi convidado a ministrar a palestra sobre o câncer de próstata, e abordou a prevenção, diagnóstico e tratamento da doença. Ao final da palestra, foram agendados exames de PSA, através de análise sanguínea, e caso haja alguma alteração, os pacientes serão encaminhados para um urologista.

Para Ísis, houve uma grande aceitação e participação dos homens presentes. “Eles fizeram inúmeras perguntas e pediram que ações como esta, voltadas para o público masculino, ocorram com mais frequência”, comentou.

Novembro Azul

O Novembro Azul é um movimento, em que o laço azul e a iluminação de monumentos nesta cor, durante o mês de novembro, simbolizam a campanha de conscientização sobre o câncer de próstata.

Conforme dados da Sociedade Brasileira de Urologia, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens, após os tumores de pele. A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Ela acontece quando as células deste órgão começam a se multiplicar de forma desordenada. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum de câncer no Brasil.