Prevenção à Dengue é tema de entrevista em emissora de rádio de Córrego Fundo

 

No dia 7 de novembro, a enfermeira Telma Maria Lopes, responsável pela Unidade de Atenção Primária em Saúde (UAPS) Cristino Antonio de Faria, concedeu uma entrevista a Rádio Clube FM (96,1) de Córrego Fundo sobre a prevenção e cuidados no tratamento da Dengue.

De acordo com Telma, as orientações dadas durante o programa foram sobre a Dengue, que é uma virose transmitida pela picada do mosquito contaminado pelo vírus Aedes aegypti.

A enfermeira explicou aos ouvintes sobre os sintomas da doença, que são febre alta, dor de cabeça, dor no corpo, cansaço, falta de apetite, náuseas, vômitos, manchas vermelhas na pele e, por vezes, algum tipo de sangramento em geral no nariz e gengivas.

“Sempre que a pessoa tiver algum destes sintomas, deve procurar as unidades de saúde do município, porque estes sintomas podem ser de dengue ou de outras doenças, sendo muito importante uma avaliação por profissionais de saúde para que o quadro apresentado não seja agravado”, destacou a enfermeira.

Segundo Telma, o tratamento básico da Dengue deve ser de aumentar a ingestão de líquidos (água, sucos, chás) e uso de medicamentos para aliviar os sintomas, mas a medicação deve ser feita exclusivamente com orientação e prescrição médicas.

A medida mais eficiente para evitar a Dengue é combatendo a proliferação do mosquito transmissor. “As larvas se desenvolvem em água parada, limpa ou suja. A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença, evitando acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros. Caixas d’água e cisternas devem ser adequadamente fechadas. Estas são algumas medidas que podem proteger a saúde das pessoas”, comentou.

A Rádio Clube FM atua em Córrego Fundo há 17 anos e pode ser ouvida na sintonia 96,1 FM.