Prevenção à Dengue é tema de palestra para Grupo da Melhor Idade de Córrego Fundo

 

Em todos os anos, a prevenção da Dengue é uma preocupação dos serviços públicos de saúde. Em Córrego Fundo, as ações são contínuas. No dia 29 de outubro, foi realizada uma palestra para os participantes do Grupo da Melhor Idade “Estrela do Amanh㔠sobre a prevenção da doença, na quadra anexa a Secretaria de Políticas Sociais.

A abordagem do assunto foi feita pela enfermeira Ísis Moreira Souza, responsável pela Unidade de Atenção Primária de Saúde (UAPS) Padre Dionísio, que trabalhou a exposição do tema com slides e um vídeo explicativo.

A enfermeira falou aos participantes sobre a responsabilidade de cada morador da cidade na prevenção e no combate à doença, sobre as formas de prevenção e sintomas, sobre os tipos de Dengue e sobre a importância da notificação da doença junto às unidades de saúde, para auxiliar na aplicação de medidas contra a Dengue.

Prevenção e sintomas

Como não existem formas de erradicar totalmente o mosquito transmissor, a única forma de combater a doença é eliminar os locais onde a fêmea se reproduz. Algumas dicas de ações: Não deixar a água se acumular em recipientes como, por exemplo, vasos, calhas, pneus, cacos de vidro, latas e etc; Manter fechadas as caixas d’água, poços e cisternas; Não cultivar plantas em vasos com água. Usar terra ou areia nestes casos; Tratar as piscinas com cloro e fazendo a limpeza constante. O ideal é deixá-las cobertas ou vazias quando não for usar por um longo período; Manter as calhas limpas e desentupidas; Avisar um agente público de saúde do município caso exista alguma situação onde há o risco de proliferação da doença.

Os principais sintomas são febre alta, dores de cabeça, nas costas e na região atrás dos olhos. A febre começa a ceder a partir do quinto dia e os sintomas, a partir do décimo dia. Neste caso, dificilmente acontecem complicações, porém alguns doentes podem apresentar hemorragias leves na boca, nariz dentre outras.

As pessoas que se contagiam com a Dengue pela segunda vez podem manifestar a doença de uma forma mais grave, conhecida como Dengue Hemorrágica. Esta forma da doença pode ser fatal.