‘Outubro Rosa’ é comemorado com palestra em Córrego Fundo

No dia 14 de outubro, uma palestra realizada para o grupo de convivência Viva Mulher marcou as comemorações do “Outubro Rosa” na cidade. A atividade foi realizada na quadra anexa à Secretaria de Políticas Sociais e ministrada pela enfermeira Isis Moreira Souza, responsável pela UAPS (Unidade de Atenção Primária de Saúde) “Padre Dionísio”.

A campanha “Outubro Rosa” tem como objetivo promover uma conscientização sobre a prevenção do Câncer de Mama. Na palestra, a abordagem do tema foi iniciada com a explicação sobre a anatomia da mama. As mulheres puderam aprender sobre como o tumor age no organismo e os sintomas, tratamento da doença. O destaque da palestra foi para a prevenção, com a realização do autoexame, prática de hábitos saudáveis, além da mamografia a partir dos 35 anos, ou antes, em casos de incidência da doença na família.

A enfermeira Ísis Moreira Souza falou ainda sobre o diagnóstico da doença e apresentou vídeo e fotos, além de abrir oportunidade para esclarecimento de dúvidas. Ao final, foi realizada uma confraternização entre as participantes.

Outubro Rosa

O “Outubro Rosa” é um movimento internacional. Em qualquer lugar do mundo, o laço rosa simboliza a união dos povos pela saúde feminina e a luta contra o câncer de mama. De acordo com dados do Ministério da Saúde, no Brasil, o câncer de mama é a segunda causa de morte entre as mulheres. A campanha Outubro Rosa é realizada no país, com adesão de empresas e órgãos públicos, com o objetivo principal de estimular detecção precoce do câncer de mama.

Viva Mulher

O grupo Viva Mulher é um dos projetos Sociais desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Políticas Sociais da Prefeitura de Córrego Fundo. As atividades do grupo ocorrem quinzenalmente.

O grupo Viva Mulher tem o intuito de reunir e unir as mulheres córrego-fundenses bem como promover ações educativas e sociais entre as participantes.