Biblioteca escolar desenvolve projeto de incentivo a leitura

 

A biblioteca da Escola Municipal Tereza Maria de Faria Vaz, em Córrego Fundo, desenvolve desde o início deste ano um projeto para incentivar a leitura, envolvendo crianças que vão desde o 2º período da Educação Infantil ao 2º Ano da Educação Fundamental.

O projeto “Levando e trazendo histórias” foi desenvolvido pela bibliotecária da instituição de ensino, Helena Geralda de Sá. A bibliotecária contou que o projeto consiste em sortear um aluno de cada sala, a cada três dias, para levar para casa uma sacolinha customizada, com um livro de história infantil e um caderno com uma ficha literária sobre a obra. “Como são alunos que vão desde a fase de alfabetização, eles respondem as perguntas da ficha com ajuda da família”, explicou.

Segundo Helena, os estudantes ganham um brinde ao final dos três dias, quando devolvem a sacolinha, que será sorteada novamente. “Os alunos ficam muito satisfeitos quando são sorteados. E o resultado maior é o incentivo a leitura, o desenvolvimento deste hábito tão saudável e positivo para as crianças. É também uma forma de desenvolver a criatividade e a capacidade de aprendizagem”.

A bibliotecária ainda contou que as crianças capricham na letra, ao responder as perguntas no caderno da sala. “Mostram muito carinho e empenho. Os professores já comentaram também que o projeto trouxe bons resultados nas atividades em sala de aula”.

O projeto começou em março deste ano. “A escolha pelo período da alfabetização dos alunos é para que junto com a alfabetização, as crianças desenvolvam também o hábito da leitura”, destacou Helena.