Prefeitura e Emater constroem barraginhas na zona rural de Córrego Fundo

Neste mês de setembro, a Prefeitura de Córrego Fundo, através do Departamento de Agricultura, em parceria com a EMATER/MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), está construindo barraginhas nas propriedades rurais do município.

A barraginha é a construção de pequenas estruturas de contenção da água das chuvas (enxurradas), por represamento. Este procedimento tem como objetivo interceptar as enxurradas por meio da coleta da água que escorre em excesso, pelo solo ou estrada. A bacia contribui ainda com a infiltração natural da água acumulada no solo e a retenção dos sedimentos.

De acordo com o chefe do Departamento de Agricultura, Neurimar José Pinto, já foram feitas cerca de 20 barraginhas em sete propriedades rurais. “A meta é que até a segunda quinzena de outubro, que é o período máximo em que é possível trabalhar na construção dessas barraginhas por causa das chuvas, devem ser feitas cerca de 50, em 18 propriedades rurais”.

O técnico da Emater, Marcos Roberto de Souza, explicou que as barraginhas são reservatórios de água, feitos nos terrenos utilizados no controle das enxurradas em estradas vicinais ou mesmo dentro das propriedades, em forma de bacia, caixa ou terraço. Segundo explicou dentre os benefícios que as barraginhas podem trazer estão: evitar a erosão do solo; promover a recarga do lençol freático fortalecendo a manutenção e revitalização das nascentes; elevar o nível de água no interior do solo, facilmente percebido pelo aumento da quantidade de água nas cisternas; promover o umedecimento de baixadas e aparecimento de minadouros; evitar o assoreamento dos cursos d’água; e servir para a sedentação do gado no período da seca.

Marcos Roberto explicou também que os resultados com o uso desta ferramenta, são de curto e médio prazo. “Temos exemplos em outros municípios onde já havia cerca de 10 a 15 anos que nascentes não corriam mais água e voltaram a correr”, comentou.

Segundo o Neurimar, a aceitação dos produtores na confecção dessas barraginhas está sendo ótima. “Todos nós estamos muito otimistas com os resultados que iremos alcançar”. Paulo Ribeiro, um dos produtores beneficiados, elogiou a parceria com a Emater e a intervenção da Prefeitura. “É de extrema importância, pois, se fosse para nós, produtores, pagarmos uma máquina particular, ficaria muito caro e não teríamos condições de fazer. Com essa ajuda, a produção agrícola é ajudada e a economia na região também”.

Segundo o secretário de Obras, Serviço e Regulação Urbana, Deivdi Geraldo Faria, a intenção é fazer esse trabalho também nas propriedades que ficam próximas às estradas vicinais, ajudando em sua conservação, retirando as enxurradas destes trechos e conduzindo a água até as barraginhas. “Para o próximo ano, a proposta é fazer as manutenções nas que foram feitas neste ano, e construir outras mais”, declarou.