Campanha de vacinação contra HPV inicia 2ª fase em Córrego Fundo

Desde o início deste mês, Córrego Fundo está promovendo a campanha para que meninas, com idades entre 11 e 13 anos, tomem a segunda dose da vacina contra HPV. As unidades de saúde do município oferecem a segunda dose da vacina gratuitamente. Este é primeiro grupo de público-alvo da campanha de vacinação contra a doença, que iniciou a primeira dose em março deste ano e que deverá tomar a terceira dose em março de 2019.

Em Córrego Fundo, a expectativa de vacinação abrange aproximadamente 150 meninas, nascidas entre janeiro de 2001 e dezembro de 2003.

A vacina contra HPV tem como objetivo prevenir o câncer de colo de útero, que é o segundo mais frequente entre as mulheres, com alta mortalidade. A meta é vacinar 80% de meninas com idades entre 11 e 13 anos no município.

Para tomarem a segunda dose da vacina, as garotas devem comparecer a Unidade de Atenção Primária em Saúde (UAPS) Padre Dionísio, anexa ao hospital, e UAPS Cristino Antonio de Faria, em Córrego Fundo de Baixo, com o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde). A campanha ocorrerá durante todo o mês.

A vacina que será utilizada na campanha contempla quatro tipos de HPV (6, 11, 16, e 18). Portanto, não elimina a necessidade de exame Papanicolau, porque nem todos os tipos de HPV, que podem causar câncer de colo de útero, estão incluídos na vacina.

O papilomavírus humano (HPV) é um vírus contagioso que pode ser transmitido com uma única exposição, por meio de contato direto com a pele ou mucosa infectada. Sua principal forma de transmissão pode ocorrer via relação sexual, mas também há contagio entre mãe e bebê durante a gravidez ou o parto, é a chamada transmissão vertical.

Estudos mostram que esta é a faixa etária ideal para que a vacina contra HPV tenha eficácia. Estratégias de vacinação prévia demonstraram que a época ideal para administração de qualquer vacina é antes da exposição à infecção. As vacinas HPV deverão ser mais efetivas quando administradas antes do início da atividade sexual.

 

Publicado em: 5 de setembro de 2014