Biblioteca realiza exposição em comemoração ao Dia do Folclore

 

Desde o dia 22 de agosto, a Biblioteca Pública “Maria José Arantes” de Córrego Fundo conta com a exposição em comemoração ao dia do Folclore. Nesta data, o Dia do Folclore é comemorado nacionalmente.

De acordo com a bibliotecária Wanessa Antunes Carvalho, esta mostra foi diferente de todas as outras exposições realizadas na biblioteca. A exposição “Saiba mais sobre lendas”, foi montada com lendas folclóricas ao invés de livros. O objetivo de espalhar diversas lendas pela biblioteca foi aguçar a curiosidade dos usuários a respeito das lendas folclóricas, principalmente as mais antigas, os mesmos puderam ler várias lendas ao mesmo tempo, explicou.

“Ver os usuários lerem as lendas foi recompensador, sabemos que várias lendas são desconhecidas por alguns usuários, mas com a exposição essa realidade mudou”, comentou Wanessa.

O horário de funcionamento da Biblioteca é das 7 às 16 horas, às segundas, quartas e sextas-feiras. Já nas terças e quintas-feiras, funciona das 7 às 17h30. O endereço é Rua Alcino Loyola, n° 104, Bairro Faria.

Sobre folclore

O folclore (do inglês folk que significa gente ou povo e lore que significa conhecimento) é a tradição e usos populares, constituído pelos costumes e tradições transmitidos de geração em geração. Todos os povos possuem suas tradições, crenças e superstições, que se transmitem através das tradições, lendas, contos, provérbios, canções, danças, artesanato, jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos, idiomas e dialetos característicos, adivinhações, festas e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo.

A UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) declara que Folclore é sinônimo de cultura popular e representa a identidade social de uma comunidade através de suas criações culturais, coletivas ou individuais, e é também uma parte essencial da cultura de cada nação.

É importante considerar que o Folclore não é um conhecimento cristalizado, embora se enraíze em tradições que podem ter grande antiguidade, mas transforma-se no contato entre culturas distintas, nas migrações, e através dos meios de comunicação onde se inclui recentemente a internet. Parte do trabalho cultural da UNESCO é orientar as comunidades no sentido de bem administrar sua herança folclórica, sabendo que o progresso e as mudanças que ele provoca podem tanto enriquecer uma cultura como destruí-la para sempre.