Secretaria de Saúde promove palestra sobre Hepatites Virais

Na manhã de 7 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde de Córrego Fundo realizou uma palestra sobre Hepatites Virais, para funcionários das empresas Cal Cruzeiro e Transportes Rodrigão. O evento foi a SIPAT – 2014 (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho), que reuniu 54 trabalhadores destas empresas e contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde.

A palestra foi ministrada pela enfermeira Telma Lopes, responsável pela UAPS (Unidade de Atenção Primária em Saúde) “Cristino Antônio de Faria”, em Córrego Fundo de baixo. Segundo explicou, foram abordadas durante a palestra informações sobre a prevenção da doença, sintomas, diagnóstico e tratamento.

Além das informações teóricas, os funcionários puderam realizar testes rápidos e sigilosos, para diagnóstico de Hepatite B. A atividade contou com a colaboração das servidoras municipais Aline Miranda (responsável pela Vigilância em Saúde); Elenice Rosa (técnica em enfermagem); Lucimar Alves (auxiliar de enfermagem), e Silvânia Cristina (técnica em enfermagem).

Saúde na Escola

O próximo evento relativo à Saúde no município será “O Programa de Saúde na Escola”, em uma parceria das Secretarias de Educação de Saúde, nos dias 19 e 20 de agosto.

O “Programa de Saúde na Escola” consiste em uma avaliação antropométrica, que é a pesagem dos alunos das redes municipal e estadual, seguida de uma avaliação nutricional das crianças e jovens, com idades entre 4 e 17 anos. Após esta etapa, os casos que demandarem cuidados de saúde, serão encaminhados para a Secretaria Municipal de Saúde. Toda a ação é realizada através de uma parceria entre a Secretaria de Educação e de Saúde de Córrego Fundo, por meio do Programa Saúde na Escola do Governo Federal.