Vigilância Sanitária de Córrego Fundo alerta sobre cuidados com serviços de manicure e pedicure

A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Córrego Fundo neste mês de agosto está realizando uma campanha educativa sobre os cuidados que as pessoas que utilizam dos serviços de manicure e pedicure devem ter para garantir a saúde. Estes procedimentos, se realizados sem os devidos cuidados, podem ocasionar doenças como hepatite B e C, tétano ou doenças dermatológicas, como fungos e bactérias.

De acordo com a fiscal sanitário, Elaine Cristina Silva Cardoso, estas doenças podem ser transmitidas por materiais perfurocortantes como alicates de remoção de cutículas, espátulas, cortadores de unhas, além de palitos, lixas e utensílios compartilhados. “O alerta da Vigilância Sanitária é em relação aos cuidados com a higiene e esterilização adequados. Muitas pessoas não se preocupam e podem estar colocando sua saúde em risco. O ideal é que cada pessoa tenha seu kit com equipamentos para individualizar os materiais. Além disso, chamamos a atenção para o fato de as unhas abrigarem milhares de microorganismos e a higienização prévia das mãos não pode ser descartada”.

Veja alguns exemplos de doenças e materiais utilizados pelas manicures:

Lixa de pé – Se ela foi passada no pé de alguém com micose, a próxima cliente do salão pode ser vítima dos fungos.

Lixa de unha – Também pode transmitir micoses. A unha esfarinha e fica esbranquiçada.

Alicate – É o maior responsável pela transmissão de doenças como a Hepatite C e de infecções por bactérias, fungos e outros vírus, como o da verruga. Já o risco de se contaminar com o vírus da AIDS é baixo, porque ele não resiste muito tempo vivo fora do corpo.

Bacias e potes – A água quente usada para amolecer a cutícula ajuda na proliferação de fungos. Por isso, compartilhar bacias de pé e mão é contraindicado. A manicure deve amolecer a cutícula com algodão úmido.

Palitos de unha – Como são de madeira, não se costuma esterilizá-los. Por isso, são fonte de fungos que podem transmitir doenças à pele.

Publicado em: 8 de agosto de 2014