Realizada Consulta Pública para elaboração do Plano de Saneamento em Córrego Fundo

Foi realizada em Córrego Fundo uma Consulta Pública para diagnóstico que irá compor a elaboração do Plano de Saneamento do município. A reunião ocorreu no dia 17 de julho, com início às 19 horas, na quadra anexa à Secretaria de Políticas Sociais e contou com aproximadamente 60 participantes.

Os trabalhos da Consulta Pública foram conduzidos pela empresa vencedora da licitação que está elaborando o Plano de Saneamento para o município. Inicialmente, foi feita uma apresentação dos temas e da forma que seria a avaliação dos participantes. Em seguida, passou-se à reunião de grupos menores, organizados aleatoriamente, com o objetivo de levantar sugestões, críticas e observações a serem feitas sobre os serviços de saneamento básico, como drenagem pluvial, tratamento de água, de esgoto e de resíduos sólidos no município. “O resultado desta etapa é fundamental para que a empresa responsável pelo Plano desenvolva projetos que sejam adequados às necessidades de Córrego Fundo e que atendam aos interesses de todos os cidadãos”, explicou a chefe do Departamento de Meio Ambiente, Liliane Cristina Arantes.

Segundo Liliane contou, há algumas semanas, a empresa realizou a divulgação desta Consulta Pública na cidade, através da rádio, cartazes e panfletos. “A participação da população é fundamental para um plano de Saneamento que seja eficaz”, destacou.

Para Liliane, esta primeira reunião pública poderia ter contado com a presença de mais moradores da cidade, porém, o trabalho foi bastante produtivo e satisfatório, porque os participantes abordaram muitos aspectos importantes.

Representando a Prefeitura de Córrego Fundo, estiveram presentes: o prefeito José Leão/PP; o secretário de Meio Ambiente, Geraldo André da Costa; o secretário de Obras, Serviço e Regularização Urbana, Deivdi Geraldo Faria; a secretária de Políticas Sociais, Marli Rosário Silva; a Secretária de Gabinete, Patrícia Maria de Faria; a secretária de Desenvolvimento Cultura Esporte e Lazer, Oneida dos Anjos Fonseca; o secretário de Saúde, Diequison Rite da Cunha; a chefe do departamento de Meio Ambiente, Liliane Cristina Arantes; e o diretor do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), José Mendes da Silveira. Os vereadores Daniela Cristina de Faria/PSL, José Ilson da Silveira/PT, José Antônio Gonçalves/PSDB, e José Antônio Teixeira Neto/PSDB também participaram do evento.

Outras etapas

O trabalho de elaboração de um Plano de Saneamento reúne uma série de observações e levantamentos de uma cidade. Para tanto, outras consultas públicas deverão ser agendadas nos próximos meses. As etapas seguintes do Plano de Saneamento envolvem aspectos de prognóstico, metas e objetivos, além da verificação de implantação.

O prefeito de Córrego Fundo, José Leão, comentou que gostou muito de participar da Consulta Pública. “Foi uma excelente oportunidade de conversar sobre as melhorias que devemos realizar para que o nosso município cresça e se desenvolva com qualidade e infraestrutura adequada. Foi importante ouvir e falar. Aprendi muito e acredito ter dado minha contribuição. Agora, é só aguardar as próximas etapas”.

Publicado em: 8 de agosto de 2014