Córrego Fundo participa de reunião sobre implantação de rede de urgência e emergência na região

No dia 27 de março, o prefeito de Córrego Fundo, José Leão, participou de uma reunião com o secretário estadual de Saúde, Alexandre Silveira, e outros prefeitos e gestores de saúde da macrorregião Oeste sobre a implantação da Rede de Urgência e Emergência na região. A reunião ocorreu na Cidade Administrativa e contou com a participação do deputado estadual Jaime Martins/PSD.

Na ocasião, o prefeito de Córrego Fundo estava acompanhado do secretário municipal de Saúde, Diequison Cunha, e do assessor Geraldo André da Costa. Segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde, este evento cumpriu o primeiro passo para o início do desenho da Rede de Urgência e Emergência, que possibilitará a melhoria na qualidade da assistência à saúde e contribuir para a redução de mortes e complicações evitáveis.

A implantação da rede resultará das ações do Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência Macro Oeste (CISURGE-OESTE), que tem a adesão dos municípios da região Centro-Oeste de Minas. A continuidade no processo político da criação da rede depende da união dos gestores e organização da estrutura adequada, que demanda etapas nos níveis municipal, estadual e federal.

Segundo o coordenador estadual de Urgência e Emergência, Rasível dos Reis, a Rede de Urgência e Emergência da macrorregião Oeste irá abranger 55 municípios e beneficiar cerca de 1.198.304 milhão de pessoas. “Será composta por uma Central Operativa (Central de Regulação de Urgência), instalada em Divinópolis, polo da macrorregião, onde será feita a regulação de todo o sistema de urgência, além de Unidades de Suporte Avançado (USA) e Unidades de Suporte Básico (USB)”.

O prefeito de Córrego Fundo destacou a importância e seriedade deste passo que poderá garantir a qualidade de vida e, muitas vezes, evitar a morte de grande número de usuários do serviço de saúde, em razão da dinamização e do alto nível do serviço de saúde prestado.

Publicado em: 30 de julho de 2014