Coleta Seletiva é tema de palestras em Córrego Fundo

 

A Prefeitura de Córrego Fundo, através da Secretaria de Obras, Meio Ambiente, Serviço e Regulação Urbana, está promovendo uma série de palestras sobre Coleta Seletiva de Lixo. O tema está sendo abordado nas escolas da cidade, junto aos Agentes Comunitários de Saúde do município, e em grupos vinculados à Secretaria de Políticas Sociais.

Segundo a chefe do Departamento de Meio Ambiente, Liliane Cristina Arantes, o público-alvo da palestra é amplo, desde criança a idosos, com o propósito de conscientizar e chamar a população à participar com a correta separação e destinação do lixo de suas residências. “Por isso começamos a falar nas escolas, para contar com a participação de crianças e jovens, bem como com as agentes de saúde que visitam os lares dos corregofundenses, e a todos os outros que iremos nos reunir com o propósito de dar orientações sobre essa causa”.

Nas palestras, são passadas informações como os principais impactos causados pelo lixo quando depositados inadequadamente; sobre os resíduos que podem ser reciclados; sobre as dificuldades de reaproveitar material reciclável em lixo misturado; sobre os benefícios que a reciclagem do resíduos pode gerar para cada um, para a sociedade e para o meio-ambiente; e sobre os lixos especiais, que são recolhidos junto ao lixo seco, mas em embalagens separadas, como é o caso o de pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes.

A palestra para os Agentes Comunitários de Saúde ocorreu no dia 12 de março, na sala de reuniões da Prefeitura. Estudantes da Escola Estadual Padre José Sangali assistiram à palestra no dia 14 de março, nos turnos matutino e vespertino. Os alunos da Escola Municipal Rafael José Alves do período da manhã, aprenderam sobre a Coleta Seletiva no dia 17 de março, e, para o período da tarde, ainda será agendada a apresentação. A palestra para estudantes da Escola Municipal Tereza Maria de Faria Vaz está marcada para o dia 21 de março, sexta-feira, e para o grupo Viva Mulher, da Secretaria de Políticas Sociais de Córrego Fundo, está agendada para o dia 8 de abril. Ainda deverão ser realizadas diversas ações relativas à conscientização da população.

“A Coleta Seletiva traz importantes benefícios para toda uma cidade. O descarte inadequado de lixo pode trazer como consequência um grande desgaste da natureza, que é matéria prima para muitos produtos, e também porque esgotam a capacidade de muitos aterros controlados de lixo. A participação de todos é necessária para um meio ambiente bem cuidado, hoje e no futuro também!”, comentou Liliane.

 

Publicado em: 30 de julho de 2014