Ações preventivas de saúde são realizadas nas comunidades de Falhas e Sobradinho

No mês de fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde de Córrego Fundo, através da Unidade de Atenção Primária de Saúde (UAPS) Cristino Antônio de Faria, de Córrego Fundo de baixo, promoveram diversas ações preventivas de saúde junto aos moradores das comunidades de Falhas e Sobradinho.

Ações preventivas aconteceram nos dias 04 de fevereiro em Falhas; 11 de fevereiro em Sobradinho; e no dia 25 de fevereiro as duas localidades foram visitadas pela equipe de saúde para realização das atividades.

Realizadas pela enfermeira Telma Maria Lopes e pela agente comunitária de saúde Marina Carla Guimarães, as ações tiveram o objetivo de orientar a população quanto aos serviços de saúde do município e promover exames e acompanhamentos.

Dentre os procedimentos, foram realizadas atividades relativas à saúde da mulher, incluindo orientação, o exame físico, a coleta de material cervical para análise laboratorial e solicitação de exames de mamografia para as mulheres com mais de 40 anos de idade e, quando necessário, o encaminhamento ao serviço médico de ginecologia e obstetrícia da unidade.

Outra ação foi o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil, ação chamada de puericultura, com a finalidade de contribuir com a diminuição de riscos de enfermidade infantis. Para isso foram realizadas entrevistas com os pais ou responsáveis pelas crianças das localidades, e feitas medidas antropométricas, exames físicos e solicitação de exames laboratoriais e, quando necessário encaminhamento para profissionais da unidade de saúde nas áreas de clínica médica e médica pediátrica.

Foram realizados 13 exames preventivos e quatro acompanhamentos do crescimento e desenvolvimento infantil de crianças de 0 a 9 anos de idade.

A Secretaria Municipal de Saúde oferece ainda serviços de clínica médica às quartas-feiras, e odontologia às quintas-feiras nas comunidades rurais de Falhas e Sobradinho.

Os resultados dos exames serão acompanhados pela equipe de saúde da família na UAPS “Cristino Antônio de Faria”. De acordo com a enfermeira Telma Maria Lopes, a proposta é de que estas ações preventivas de saúde aconteçam ao menos duas vezes no ano nestas comunidades. “São oportunidades para a população rural terem acesso a informações e cuidarem da saúde de maneira preventiva. Este é o nosso objetivo principal”, destacou.

A enfermeira explicou que estes serviços de saúde são oferecidos sistematicamente na UAPS “Cristino Antônio de Faria”, sendo:
– Exames preventivos da mulher, consultas ginecológicas e obstétricas, às quartas, quintas e sextas-feiras.
– Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil, às terças e sextas-feiras.

 

Publicado em: 30 de julho de 2014