Vacinação contra HPV começa no dia 10 de março

A partir de segunda-feira, dia 10 de março, terá início em Córrego Fundo a campanha para vacinação contra HPV, que será feita gratuitamente nas Unidades de Atenção Primária de Saúde (UAPS) da cidade. O público-alvo da campanha são meninas com idades entre 11 e 13 anos.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde, em Córrego Fundo há aproximadamente 150 meninas com esta faixa etária e que deverão ser vacinadas. Mais precisamente, são garotas nascidas entre janeiro de 2001 e dezembro de 2003.

A vacina contra HPV tem como objetivo prevenir o câncer de colo de útero, que é o segundo mais frequente entre as mulheres, com alta mortalidade. A meta é vacinar 80% de meninas com idades entre 11 e 13 anos no município.

A vacinação ocorre em três etapas, em cada uma é aplicada uma dose. A primeira é prevista para ocorrer a partir da próxima semana, ou seja, em março deste ano. A segunda dose deverá ser dada após seis meses, em setembro de 2014, já a terceira dose deve ser aplicada em cinco anos, portanto, em março de 2019.

Estudos mostram que quanto maiores os intervalos entre as primeiras doses, maiores são os títulos de anticorpos imediatamente antes da 3ª dose, o que pode resultar em uma melhor resposta imunológica em adolescentes e adultos jovens.

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Em Córrego Fundo a vacinação será realizada inicialmente nas escolas publicas a partir do dia 10 de março.

Serão necessários: documento de identidade ou certidão de nascimento; cartão nacional de saúde (cartão do SUS); autorização escrita dos pais ou acompanhamento dos pais; e dados pessoais de telefone, endereço, nome dos pais, nome agente de saúde que acompanha a família.

 

VACINA NAS ESCOLAS

A Secretaria de Saúde de Córrego Fundo promoverá a vacinação das jovens alvos da campanha nas escolas. Para ser vacinada, cada adolescente deverá apresentar autorização escrita dos pais.

 

PALESTRA SOBRE VACINA

No dia 26 de fevereiro, a Secretaria de Saúde de Córrego Fundo promoveu palestras sobre a vacina contra HPV para os pais de meninas que são o público-alvo da campanha. As palestras ocorreram na Escola Municipal Rafael José Alves e na Escola Estadual Padre José Sangalli, ambas às 18h30.

Na Escola Rafael José Alves, a palestrante foi a enfermeira Telma Maria Lopes, que atua na Unidade de Atenção Primária de Saúde (UAPS) Cristino Antônio de Faria. Já na Escola Padre José, a enfermeira Aline Cristina Miranda Araújo, coordenadora de Atenção Primária de Saúde em Córrego Fundo, foi quem falou aos pais.

Publicado em: 29 de julho de 2014