Prefeitura de Córrego Fundo promove curso de aplicação de defensivos agrícolas

 

Entre os dias 17 e 19 de fevereiro, a Prefeitura de Córrego Fundo, através do Departamento de Agricultura da Secretaria de Obras, Meio Ambiente, Serviço e Regulação Urbana, promoveu um curso de aplicação de defensivos agrícolas, em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e com o Sindicato dos Produtores Rurais de Formiga.

Participaram da capacitação 13 pessoas, sendo destes dez produtores de cachaça do município, associados à Cooperativa de Produtores de Cachaça de Alambique da Região Calcária (COOPERCAL). Segundo informações do chefe do Departamento de Agricultura, Neurimar José Pinto, o curso foi idealizado pela Prefeitura, com o propósito de alcançar estes profissionais que fazem uso de defensivos agrícolas da cultura da cana de açúcar. “Os agrotóxicos utilizados têm que ser manuseados com cautela para garantir a segurança do produtor, bem como da comunidade, do consumidor e do meio ambiente”, explicou.

A participação da Prefeitura foi em contatar o Sindicato dos Produtores Rurais de Formiga e em fornecer o local para realização do curso, assim como o trator e os equipamentos. O Sindicato intermediou a participação do SENAR e, juntamente com este Serviço do governo federal, contribui com material didático. O SENAR destacou um profissional capacitado e forneceu material utilizado no treinamento.

A proposta do curso é também com o objetivo de instruir os produtores rurais com relação à maneira adequada de aplicar o produto na cultura, transporte, armazenamento e descarte das embalagens, e regulagem dos equipamentos. De acordo com Neurimar, a abordagem do SENAR nesta capacitação foi direcionada a aplicação do produto com o trator.

Outras etapas do treinamento foram realizadas na sede do Conselho Comunitário, em Córrego Fundo de baixo.

 

Publicado em: 29 de julho de 2014