Reordenamento de serviços do CRAS é discutido com pais de jovens e crianças

O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Córrego Fundo organizou uma reunião com os pais de jovens e crianças para tratar do reordenamento dos serviços oferecidos pelo centro, bem como sobre os horários, frequência, dentre outros assuntos. A reunião ocorreu na noite de 31 de janeiro, na quadra do Djalma, anexa à Secretaria de Políticas Sociais da cidade.

As principais mudanças se deram junto ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do CRAS, que passaram a oferecer as atividades de acordo com a faixa etária, e não de acordo com modalidades específicas, como era até no último ano.

De acordo com a coordenadora do (SCFV), Natália Cristina Gonçalves, antes, os interessados inscreviam-se em modalidades, como dança, ou música. Agora, a inscrição é feita de acordo com a faixa etária, e os usuários participarão de todas as modalidades. Com idades entre 0 e 17 anos, as divisões etárias ficam assim distribuídas: 0 a 6 anos; 7 a 10 anos; 11 a 13 anos e 14 a  17 anos. As atividades para cada grupo ocorrem durante uma hora e meia, por três vezes na semana.

Natália explicou que as modalidades de dança, música, caratê, esportes variados, recreação, ginástica, orientação social, dentre outras, serão oferecidas durante o período semanal de atividades.

Durante a reunião, os pais foram orientados sobre este reordenamento e sobre a importância de acompanhar a participação das crianças e jovens que participam dos serviços do CRAS, especialmente sobre a frequência, que será avaliada. Caso haja faltas injustificadas, a vaga deste usuário passará para outra pessoa da lista de espera.

O reordenamento das atividades do CRAS está ocorrendo em todo o país. Em Córrego Fundo, as atividades que envolvem crianças e jovens atualmente contam com a participação de 126 pessoas.

A coordenadora do serviço comentou que ainda não sabe como será a aceitação dos usuários, mas que a expectativa é muito boa. “Os pais que participaram da reunião entenderam e mostraram-se interessados em acompanhar de perto as atividades de seus filhos no CRAS. Sobre o reordenamento, entendemos que a participação em várias modalidades enriquece o usuário com novos conhecimentos e experiências. Será muito positivo para estas crianças e jovens.”