Biblioteca Pública comemora Dia das Histórias em Quadrinhos

No dia 30 de janeiro é comemorado no Brasil o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos. Por esta razão, a Biblioteca Pública Municipal “Maria José Arantes”, de Córrego Fundo, organizou uma exposição de obras em quadrinhos para a comunidade. Além das obras expostas, também podem ser encontradas na Biblioteca informações a respeito da trajetória dos quadrinhos no Brasil, e uma replica do 1° quadrinho lançado no país.

As histórias em quadrinhos no Brasil começaram no inicio do século XX. Em 1837, circulou o primeiro desenho em formato de charge, de autoria de Manuel de Araújo Porto-Alegre, que foi produzida através do processo de litografia e vendida em papel avulso. Lançada em 11 de outubro de 1905, a revista “O Tico-Tico” é considerada a primeira revista em quadrinhos do país, concebida pelo desenhista Renato de Castro, tendo o projeto sido apresentado a Luiz Bartolomeu de Souza, proprietário da revista “O Malho”.

A partir daí, os quadrinhos ganharam espaço nas editoras e no gosto popular, com autores como Mauricio de Sousa, Ziraldo, Ruy Jobim Neto, dentre outros.

A exposição pode ser visitada até o dia 1º de março.

Horário de atendimento

Nas segundas, quartas e sextas-feiras, o horário de atendimento da bibliotecária é de 07 às 13 horas. Nas terças e quintas-feiras, é das 12 às 18 horas. A instituição fica aberta durante todo o dia, e fecha às 17 horas nas segundas, quartas e sextas-feiras.

A Biblioteca Pública Municipal “Maria José Arantes” fica localizada na Rua Alcino Loyola da Silva, nº 104.