Córrego Fundo recebe 10 mil reais por cumprimento de metas de Saúde Pública

 

Em dezembro, o município de Córrego Fundo recebeu 10 mil reais de incentivo financeiro pela qualificação obtida no Sistema de Vigilância Alimentar Nutricional (SISVAN), do Governo Federal. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, entre os 55 municípios da macrorregião, apenas três foram contemplados, entre eles, Córrego Fundo.

Segundo a enfermeira Aline Cristina Miranda Araújo, coordenadora de Atenção Primária de Saúde da cidade, a meta estabelecida pelo Departamento de Atenção Básica, do Ministério da Saúde, foi de avaliar 80% das crianças com idade de até 5 anos e as gestantes, nas medidas de peso e estatura, bem como do consumo alimentar, com o objetivo de acompanhar a saúde nutricional de cada cidade e implantar ações eficazes para manutenção de qualidade de vida dos cidadãos.

O índice atingido por Córrego Fundo foi de 99%, superando a meta e alcançando quase a totalidade do público-alvo da avaliação.

Vigilância Alimentar e Nutricional

A Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN) nos serviços de saúde inclui a avaliação antropométrica (medição de peso e estatura) e do consumo alimentar cujos dados são consolidados no Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), apoiando gestores e profissionais de saúde no processo de organização e avaliação da atenção nutricional, permitindo que sejam observadas prioridades a partir do levantamento de indicadores de alimentação e nutrição da população assistida. Destaca-se ainda que o SISVAN permite o registro dos dados da população atendida na atenção básica, com destaque para os beneficiários do Programa Bolsa Família.