A equipe da Secretaria de Políticas Sociais tem trabalhado no sentido de promover a dignidade e a valorização de todos os cidadãos córrego-fundenses.

Entre os grupos prioritários trabalhados pela pasta está a Mulher. Assim, cumpriu à secretaria neste mês homenagear as mães.

As participantes do grupo Viva Mulher receberam as homenagens na semana das mães. Diversas atividades foram realizadas, entre palestras, apresentações e dinâmicas.

Os serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculo do CRAS também participaram das homenagens e estiveram presentes no evento promovido pela Administração Municipal, no dia 18 de Maio. 

A prefeita Érica Leão recebeu, no dia 16 de maio, a visita do secretário de Obras de Formiga, Flávio Passos, junto ao engenheiro Marlon Batista da Costa. De cortesia, a visita tratou das boas relações entre os municípios limítrofes e de assuntos comuns a Formiga e Córrego Fundo.

Além da prefeita, acolheram os visitantes, a secretária de Obras, Misley Aparecida da Cunha Faria, o supervisor especial de Obras, Geraldo César Vaz de Oliveira, e o secretário de Governo e Transportes, Marco Armstrong de Araújo.

No dia 2 de maio, o secretário de Políticas Sociais, Juarez Geraldo Cunha, participou do Seminário Estadual de Vigilância Socioassistencial de Minas Gerais, promovido pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (SEDESE), por meio da Subsecretaria de Assistência Social, com apoio da Associação Mineira de Municípios.

O evento teve como objetivo discutir sobre a implantação da Vigilância Socioassistencial nos municípios e sua importância na produção de dados, informações e conhecimentos próprios da Política de Assistência Social. Na ocasião, também ocorreu o lançamento do Caderno de Orientação da Vigilância Socioassistencial, que servirá de conteúdo complementar do curso de Vigilância do Programa Capacita SUAS (Sistema Único de Assistência Social - SUAS). Foram apresentados diversas palestras sobre assuntos relacionados ao tema central.

“Os palestrantes são muito capacitados e o seminário foi muito importante para o aprimoramento do serviço em assistência social oferecido no município”, comentou Juarez Cunha. O seminário foi realizado no salão de eventos do Othon Palace Hotel, em Belo Horizonte.


No dia 12 de maio, a prefeita de Córrego Fundo, Érica Leão, reuniu-se com a equipe de secretários para discutir questões administrativas de forma integrada entre todas as pastas. Tais reuniões ocorrem mensalmente.

Segundo a prefeita, os encontros são realizados para que todas as secretarias possam atuar de forma conjunta, estabelecer ações em parceria e ter a contribuição de todos para tratar de assuntos em prol do município.

Da administração, estiveram presentes os secretários das seguintes áreas: Administração, Contabilidade e Fazenda; Cultura, Esporte e Lazer; Educação; Governo e Transportes; Obras, Meio Ambiente e Desenvolvimento; Políticas Sociais; Saúde; além do Procurador Municipal, do Controlador Interno, do diretor do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e servidores de algumas secretarias.

Motoristas, equipes PSF (Programa de Saúde da Família das Unidades de Saúde) e demais membros do departamento de enfermagem da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Córrego Fundo passaram por uma capacitação para atendimentos de urgência e emergência, conforme cronograma de treinamentos estabelecido pela secretaria de Saúde. A atividade ocorreu no dia 29 de abril e o objetivo foi atualização dos conhecimentos dos profissionais atuantes na unidade bem como melhorar a qualidade do atendimento realizado aos usuários deste serviço de saúde.

De acordo com a secretária de Saúde, Keli Cristina da Silva, os atendimentos de urgência e emergência são direcionados a vítimas de acidentes, em atendimento pré e intra hospitalar.

O treinamento foi ministrado pela diretora geral e responsável técnico em Enfermagem da UPA, Ramira Borges Martins, especialista em urgência e emergência. Ramira comentou que houve participação e interação dos participantes nas simulações apresentadas.

Prefeitura de Córrego Fundo abre processo seletivo temporário para zelador de cemitério. As inscrições podem ser feitas entre 9 e 23 de junho. As provas deverão ser realizadas no dia 27 de junho. ACESSE AQUI O EDITAL COMPLETO.

Prefeitura de Córrego Fundo abre processo seletivo temporário para zelador de cemitério. As inscrições podem ser feitas entre 9 e 23 de junho. As provas deverão ser realizadas no dia 27 de junho. ACESSE AQUI O EDITAL COMPLETO.

No dia 15 de maio, participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) realizaram uma visita aos enfermeiros das unidades de saúde do município para fazerem uma homenagem aos enfermeiros, pelo seu dia, celebrado em 12 de maio.

As crianças estavam acompanhadas da orientadora social Míria Cristina e Silva, do educador social Mateus Vinicius de Souza Dias, da coordenadora do CRAS Alessandra Fonseca Rolindo e da servidora Edna Maria de Oliveira. Na ocasião, visitaram a UPA e as unidades de saúde Padre Dionísio e Cristino Antonio de Faria.

A equipe do CRAS comentou que as crianças adoram a visita às unidades de saúde. “Os enfermeiros agradeceram a homenagem e disseram que foi a primeira vez que recebem esta visita em razão da data”.


No dia 12 de maio, a Secretaria de Saúde de Córrego Fundo realizou uma comemoração ao Dia da Enfermagem, junto aos enfermeiros das unidades básicas de Saúde Cristino Antônio de Faria e Padre Dionísio, bem como aos que atuam junto à Unidade de Pronto Atendimento. A confraternização foi realizada para homenagear os profissionais que atuam no município.

Segundo a secretária da pasta, Keli Cristina Silva, o profissional de enfermagem exerce um papel de muita responsabilidade nos serviços de saúde em Córrego Fundo, já que o município oferece prioritariamente serviços da atenção primária, dessa forma, é responsável pela grande parte dos atendimentos.

“Realizamos uma confraternização simples, que foi também uma oportunidade de encontro e integração dos profissionais”, comentou Keli.

No final do mês de abril deste ano, o técnico da EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) Marcos Roberto de Souza, que atua no município de Córrego Fundo, compareceu no gabinete da prefeita Érica Leão, para entregar o Relatório Anual de Atividades, referente ao ano de 2016.

A entrega do relatório, que representa uma prestação de contas da empresa no município, atende a cláusulas do convênio firmado entre o município e a EMATER, que determina que a empresa deva apresentar as principais ações e resultados realizados e conquistados no município, relativos no ano anterior, em um relatório impresso.

O técnico da EMATER disse que, além de ser entregue um relatório para a prefeita, também foi entregue uma via à Câmara de Vereadores, e os dados foram apresentados em reunião ordinária do Poder Legislativo, no dia 8 de maio.

A apresentação contou com a presença da prefeita Érica Leão, do secretário de Governo e Transportes, Marco Armstrong de Araújo, e de produtores rurais de várias comunidades do município. Ao final, os vereadores elogiaram o trabalho realizado pela EMATER na cidade. Na oportunidade, o produtor rural Anivaldo Luiz de Brito, da comunidade de Falhas, destacou que a empresa é de extrema importância para os produtores rurais e que dá muito apoio aos produtores.

“A apresentação do relatório com imagens e dados precisos sobre os serviços da EMATER em Córrego Fundo para os vereadores e para os cidadãos interessados é uma forma de dar transparência às ações da empresa, além de prestar contas, não só aos produtores, Prefeitura e Câmara, mas a toda a população”, comentou o técnico.

Pagina 1 de 82

brasao

Prefeitura de Córrego Fundo

Rua Joaquim Gonçalves Fonseca, 493 - Centro

Córrego Fundo/MG

Fone: (37) 3322-9144

e-mail: pmcfundo@yahoo.com.br