Escola Municipal Rafael José Alves

Com os turnos matutino e vespertino, a Escola Municipal Rafael José Alves é a escola municipal mais antiga de Córrego Fundo. Criada em 24 de fevereiro de 1967, denominava-se “Professor Fortunato de Souza Pereira”, mas em 21 de outubro de 1991, passou a chamar-se Escola Municipal Rafael José Alves.

Conta com uma média de 270 alunos, entre a Educação Infantil e as séries finais do Ensino Fundamental, e fica localizada na Praça Américo Pinto da Silveira, em Córrego Fundo de baixo.

Rafael José Alves

Todos os dias, imensos caminhões trafegam pela rodovia MG-050, margeada pela comunidade de Córrego Fundo do Meio. Houve um dia em que Rafael José Alves passou e até morou ali. Apesar de viver sempre viajando, o caminhoneiro nunca deixou que a profissão o afastasse da a sua terra. Não é por acaso, que ele é nome de escola.  Bastante querido na cidade, Rafael José Alves foi presidente do Centro Comunitário de Córrego Fundo do Meio durante vários anos. Além disso, era um dos membros da Comissão Escolar e foi um dos responsáveis pela implantação do posto de saúde no lugar. Faleceu ainda jovem, aos 47 anos, vítima de um acidente enquanto trabalhava. No entanto, desde 1985 seu nome é sinônimo de trabalho e preocupação com a coletividade. Seus cinco filhos continuam participando dos trabalhos na comunidade, colocando em prática o exemplo do pai. Rafael é a prova de que aqueles que não poupam esforços para promover o bem comum, permanecem vivos, apesar do avanço do tempo.

Texto de Maria Aparecida Leal

Jornalista Córrego-fundense

 

 

escola rafael

 

Publicado em: 30 de outubro de 2013